quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
SORRIA...O NATAL ESTÁ NA MAIA COM MEGA BOLO REI
“Sorria…O Natal está na Maia!”, foi o nome do evento promovido pela autarquia maiata nos passados dias 5 e 6 de Dezembro para assinalar a quadra natalícia no Parque Central.
No primeiro dia, sábado, a chegada do Pai Natal à Maia decorreu bastante bem, apesar de alguma chuva. Desta vez, fez-se deslocar numa luxuosa limusina branca e foi um sucesso. E se choveu a sério durante este sábado, também nevou na Maia, para reforçar essa magia. Ainda que fosse neve artificial.
Da Praça Doutor José Vieira de Carvalho, onde desceu da limusina, o Pai Natal do “Sorria… O Natal está na Maia!” desfilou até ao seu trono, instalado ao lado do Maia Welcome Center. Aí, as crianças fizeram fila para tirar fotografias com o senhor de vermelho e barbas brancas, e ainda receberem uma lembrança e guloseimas.
Durante todo o dia, de sábado e domingo, estiveram à disposição das crianças maiatas carrosséis, póneis, mascotes, pinturas faciais, ateliers didácticos e insufláveis. Alguns tiveram de ser desactivados por causa da chuva (por questões de segurança”, embora se tenham conseguido manter os ateliers, graças ao aluguer de duas tendas em forma de iglo.
Na Galeria da Cidade do Maia Welcome Center, era e ainda é até ao dia 27 de Dezembro possível apreciar a exposição intitulada “Natal Artesanal”. Cá fora, sob o resguardo, ficou ao final da tarde de domingo o mega bolo-rei e uma pequena banca onde era oferecido chá quente. Esse bolo-rei, com 25 quilos, oferta da confeitaria maiata, “ Jóia da Maia” foi aberto no final do teatro infantil e distribuído pelos mais corajosos que não se deixaram intimidar pela chuva que caía com intensidade e que já alagava o recinto do Parque Central. Aliás, a mesma intensidade com que caía à passagem dos 31 motards vestidos de Pai Natal, numa iniciativa do Motoclube “Os Atrasados”. Chegaram ao Maia Welcome Center .
CEIA DE NATAL
Segundo a tradição natalícia da nossa Maia, na Consoada é servido o bacalhau com todos, cozido e acompanhado por couves portuguesas, batatas e ovos também cozidos, tudo bem regado com um bom azeite. No almoço do dia de Natal, servem-se a canja de galinha e a roupa velha, ou então o polvo assado no forno, juntamente com o perú assado ou o cabrito.
A mesa da doçaria é imponente e está sempre disponível para os mais gulosos. Rabanadas, sonhos, aletria, pão-doce, pão-de-ló, arroz-doce, doces de ovos com amêndoa e bolo-rei, além dos pinhões, nozes e vinho do Porto, que se estendem até às doze badaladas da passagem de ano, são as especialidades .
Consulte as receitas em http//turismo.maiadigital.pt Onde Comer e prepare uma ceia de Natal inesquecível.
Restaurante Rodrigo Distinguido
No passado dia 24 de Novembro no Restaurante "O Rodrigo" na Maia, pelas 20.00 horas, reuniu a Confraria Gastronómica da Terra da Maia, para provar o famoso "Bacalhau à Lidador".
O repasto estava divinal e o Restaurante foi agraciado com um diploma de mérito pelos bons serviços prestados à Gastronomia maiata.
Subscrever:
Mensagens (Atom)